28 de maio de 2015

O que é a Física?



     Desde a era mais remota desde que o mundo é mundo, o ser humano preocupa-se em entender e em explicar o mundo que o cerca. Também procura, sempre que possível, aplicar os conhecimentos já consolidados e acumulados pelas gerações anteriores para construir equipamentos, dispositivos e máquinas com o objetivo de facilitar a realização de tarefas cotidianas. Tipo você aí, estudando na internet, danado(a).


As observações dos movimentos dos astros foram ponto de partida para medir o tempo. O observatório mais antigo das Américas, foi construído entre 200 e 300 a.C., em Chankillo, no Peru. Entre o fim do século XX e o início do século XXI, essas observações ganharam espaço com os telescópios Hubble (foto), Kepler e diversos satélites espaciais de pesquisa.

Telescópio espacial Hubble. (HST)

O conhecimento total acumulado pela humanidade ao longo do tempo comumente é chamado de Ciências.

A Física, uma das muitas áreas das Ciências e a mais bela de todas elas, é subdividida em diferentes ramos, são eles: Mecânica, Física térmica, Óptica geométrica, Ondas, Eletricidade e magnetismo. Temos também a Física moderna.

Mecânica é a área da Física que estuda os movimentos, investigando o que os provoca e como eles se alteram com o passar do tempo.

Física térmica é a área da Física que estuda os fenômenos e conceitos relacionados com a energia térmica, entre os quais a temperatura, o calor e a transmissão e aproveitamento desse calor nas máquinas.

Óptica geométrica é a área da Física que estuda a propagação de energia através da luz e os fenômenos luminosos a ela relacionados, alguns dos quais nos são familiares, por exemplo, os espelhos, lupas, lentes e vários outros instrumentos ópticos.

Ondas é a área da Física que estuda a propagação de energia através de movimentos vibratórios periódicos. É aqui que são estudadas as propriedades do som, da luz e dos raios X.

Eletricidade e magnetismo é a área da Física que estuda uma propriedade da matéria, a carga elétrica, dos fenômenos a ela relacionados e também de sua utilização em equipamentos e na geração de energia. As baterias, pilhas, eletrodomésticos, por exemplo, como é que o chuveiro esquenta a água tão rapidamente? As propriedades elétricas e térmicas da Física explicam isso.

Física moderna é a área da Física que trata dos conhecimentos mais atuais obtidos pelo homem, o fim do século XIX e o início do século XX assistiram ao nascimento de uma nova era na Física. As contribuições de Albert Einstein, Niels Bohr e Max Planck originaram o que passou a ser conhecido como Física Moderna, área que hoje tem presença em muitas aplicações práticas, dos computadores pessoais aos telefones celulares e televisores de LED, LCD e de plasma.

                                                                           Próxima aula >>


*Texto com base no livro Vereda Digital da editora Moderna.


0 comentários:

Postar um comentário