31 de maio de 2015

O Sistema Internacional de Unidades



      Há alguns anos e põe anos nisso, realizar medidas não era uma tarefa fácil, isso ocorria porque não havia um padrão a ser utilizado como base, por exemplo, uma medida de massa que equivalia a 1,0 kg em um determinado país, em outro país poderia equivaler a 1,5 kg, as unidades de comprimento eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país (pés, jardas, polegadas) e isso causava grandes dificuldades para as pessoas, principalmente no comércio porque o pé do rei da Inglaterra era gigante comparado ao pé do rei da Espanha, não sei se era mesmo, utilizei como exemplo.

Tal dificuldade tornou necessária a criação de um padrão universal e isso ocorreu na França, por volta de 22 de junho de 1799, esse sistema recebeu o nome "Sistema Internacional de Unidades" e é representado pela sigla "SI". Mais tarde, 95% dos Países adotaram o mesmo sistema, os Estados Unidos foi um dos poucos países que não o adotaram.

O Brasil, através do Decreto Legislativo nº 57, de 27 de junho de 1953, adotou o sistema.

O SI estabelece sete unidades fundamentais, cada uma das quais corresponde a uma grandeza física.

A partir dessas unidades fundamentais, pode-se determinar a unidade de medida das demais grandezas físicas, denominadas grandezas derivadas, que veremos mais adiante.


A tabela 1 apresenta as grandezas físicas fundamentais do Sistema Internacional de Unidades com a correspondente unidade de medida e seu símbolo.

Tabela 1.

As grandezas físicas podem variar numa ampla faixa de valores, desde alguns muito pequenos até outros absurdamente grandes.

Visando facilitar a expressão desses valores, o SI usa os múltiplos e submúltiplos decimais de suas unidades de medidas com o acréscimo de prefixos, correspondentes a potências de 10, ou seja, 10n, com n inteiro.


A tabela 2 apresenta os principais prefixos do SI mais utilizados em Física.
Tabela 2.

Observe que o prefixo "quilo" (103) tem por símbolo o k (minúsculo); o K (maiúsculo) é reservado ao kelvin, unidade de medida da escala de temperatura.

<< Aula anterior                                                        Próxima aula >>                      

Aqui, você pode baixar o manual do SI utilizado no Brasil com patente do INMETRO: Download manual do SI




2 comentários: